Guilherme
Smartphone
Smartphone (telefone inteligente, numa tradução livre do inglês) é um telemóvel com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados por seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones permitem que desenvolvedores criem milhares de programas adicionais, com diversas utilidades, agregados em sites como o Google Play. Geralmente um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais a capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, a capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal, e uma agenda de contatos que pode utilizar toda a memória disponível do celular.
Componentes de um Smartphone
Plataformas:
* Sybiam * Windows Mobile * iPhone * Android * PalmOs * BlackBerry
Processadores:
Chips Arm multicore (Uso de processadores ARM no lugar de chips x86). Os chips ARM são processadores RISC de 32 bits, que apresentam uma arquitetura extremamente otimizada, com poucos transístores e um consumo elétrico extremamente baixo.
Memória RAM e armazenamento: * RAM é complementada por certa quantidade de memória Flash, que armazena a imagem do sistema, configurações, programas instalados e um pequeno volume de arquivos, resultando em um sistema muito similar ao que temos em um PC, onde os arquivos são salvos no HD, mas são processados usando a memória RAM. Este sistema acaba sendo o melhor custo-benefício, já que elimina a necessidade de usar a dispendiosa memória SRAM e, ao mesmo tempo, melhora a confiabilidade dos aparelhos, uma vez que os dados não são mais perdidos ao remover a bateria. * Armazenamento é o cartão de memória, que permite armazenar músicas, vídeos e outros tipos de arquivos maiores, servindo como um drive de armazenamento. O acesso ao cartão de memória é mais lento que a memória Flash interna, mas, em compensação, ele é muito