Guia para um bom Relatório
Um relatório sobre as atividades realizadas em uma aula prática deve ser escrito de acordo com os seguintes tópicos:
1 – Introdução deve conter discussão sobre os princípios teóricos e os fundamentos do fenômeno a ser estudado através daquele experimento. O texto deve conter uma explicação clara e completa sobre os aspectos introdutórios necessários para a compreensão crítica dos fenômenos observados. 2 – Objetivo deve conter uma lista clara das metas a serem atingidas através dos resultados do experimento. 3 - Parte experimental
Materiais utilizados – uma lista completa de todos os materiais, vidrarias e reagentes, utilizados ao longo do experimento.
Procedimento experimental – deve conter uma descrição completa e bem clara de todos procedimentos adotados ao longo do experimento. Devem ser mencionadas também as formas adotadas para o descarte dos resíduos gerados com o experimento.
4 - Discussões
5 - Conclusões
6 - Referências bibliográficas.
Orientações para a formatação:
Seja consciente e não gaste papel sem necessidade. Não é necessária a impressão de capa ou mesmo a folha de rosto. O título do experimento, data, local e o nome do autor do relatório podem constar no início da primeira página, sendo imediatamente seguidas dos demais itens do relatório. Evite espaços em branco e imprima na frente e no verso do papel.
Valorize o seu texto e a sua criatividade e não copie textos na íntegra de outras fontes.
Seja criativo e elabore o seu próprio texto. A cópia de textos na íntegra constitui plágio e acarretará em anulação do relatório.
Para facilitar a correção do seu relatório, sempre utilize uma formatação utilizando fonte do tipo Times New Roman, tamanho 14 e espaçamento duplo entre as linhas.