Guia De Fichamento ATA Grupo Multifamiliar
Nome: Anderson
Texto: JAEGER, M., et. Al. O grupo multifamiliar como recurso no tratamento dos transtornos alimentares. Porto Alegre: Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 2011. 33 (1) – 21.
Guia de Fichamento
Qual o propósito do autor ao escrever o texto – intencionalidades e objetivos?
Descrever experiências com grupos multifamiliares com pacientes diagnosticados com transtornos alimentares realizados em um hospital de Porto Alegre objetivando os mecanismos de ajuda entre os pacientes em grupo desse tipo e acompanhamento da evolução no tratamento desses pacientes a partir da implantação do grupo.
Discorra brevemente sobre o tema do texto.
TAs são patologias que afetam o comportamento alimentar dos indivíduos levando risco à saúde e por conseguinte, a morte, devido às consequências advindas, convocando tratamento interdisciplinar. Apresentam etiologia complexa e atingem todos os níveis de classes sociais. Na etiologia os aspectos familiares são bastante presentes e o trabalho com as famílias é imprescindível no tratamento. A realização de grupos multifamiliares pode facilitar a evolução do tratamento. “Os grupos multifamiliares são grupos realizados com várias famílias que têm um problema comum a ser tratado, podendo o paciente identificado estar ou não presente, são uma variante da terapia familiar, nos quais os membros podem trabalhar suas habilidades para lidar com os comportamentos relacionados à doença. Esses grupos fomentam a capacitação do insight e oferecem a oportunidade de que os membros aprendam uns com os outros, providenciando suporte e encorajamento, aliviando o sentimento de isolamento e aumentando a comunicação e o funcionamento social dos envolvidos.”
Quais os pontos principais (conceitos, abordagens, situações-problemas) trabalhados pelo autor e o que o autor tenta “resolver”?
Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas: Transtornos Alimentares, Terapia Familiar e Grupo Familiar. Foram gravadas 8 sessões