Guia da AGNU
Guia de Estudos Online
Matheus Cristian da Costa Carvalho
Ronaldo Soares de Carvalho Júnior
Henrique da Silva Silveira
1. Histórico da Assembleia Geral das Nações Unidas
Constituída a partir da Carta das Nações, assinada no dia 26 de junho de 1945 - contexto marcado pelo fim da Segunda Guerra Mundial e carregando o fardo de todas as consequências, como genocídios, miséria, guerras, do conflito – a Assembleia Geral compõe a estrutura das Nações Unidas, que de início havia apenas 51 vinculados, e que, atualmente, possui 193 Estados-Membros.
A AGNU – Assembleia Geral das Nações Unidas – detém o compromisso de promover discussões que levem em consideração os pontos dispostos na Carta e dos quais a defesa foi assumida pelos membros do grupo, como a de manter a paz e segurança internacional; cooperação das nações membros em prol da boa relação interna e externa dos países, o que envolve as questões culturais, política e econômicas; e a obrigação de se respeitarem com um nível de igualdade equilibrado entre as partes envolvidas, dentre outras, como previsto no décimo e décimo primeiro artigo da Carta das Nações Unidas (1945).
Regularmente, a AGNU realiza uma sessão por ano, porém, sessões especiais podem ser requisitadas pelo Conselho de Segurança ou por um país, mas desde que em acordo com todos os membros. A primeira sessão especial convocada na AG foi iniciada no dia vinte e oito de abril de 1947, e teve a Questão Palestina como tema que, devido à preocupação que o assunto requereu, foi levado também para a segunda sessão especial, ocorrida no dia dezesseis de abril de 1948.
As abordagens das sessões variam de acordo com as necessidades apresentadas no cenário internacional. Portanto, assuntos como a reafirmação do papel central das Nações Unidas na governança global (65ª sessão, 2010), o intervenção em territórios em crise; acontecimentos de extermínio em massa; cooperação econômica internacional; igualdade feminina; pobreza e