Guerras Médicas
LIGA DE DELOS
Os gregos sabiam que a qualquer momento uma nova tentativa de invasão persa poderia acontecer. Receosos e precavidos, os gregos resolvem se organizar para elaborar uma estrutura que fosse capaz de barrar um novo ataque persa. A cidade de Atenas se coloca então na liderança de tal organização e é criada a Confederação de Delos ou Liga de Delos. Por causa da preponderância da cidade de Atenas, alguns também chamam a Liga de Delos de Liga Marítima Ateniense.
A Confederação de Delos reunia as cidades gregas, incluindo Esparta. Como integrantes da Liga, as cidades se comprometiam a realizar contribuições anuais para a mesma e fornecer homens e barcos em casos de batalhas.
Os anos passaram após a criação da Liga e a nova invasão persa ainda não havia ocorrido. Atenas administrava todas as contribuições e as riquezas da Liga. Com o tempo, Atenas passou a utilizar a Confederação de Delos em benefício próprio. Péricles, governante de Atenas, usou o dinheiro da Liga para promover obras de embelezamento de sua cidade e transformá-la em um grande império marítimo e comercial. Atenas modernizou-se e prosperou de tal forma que estabeleceu sua hegemonia no mundo grego.
LIGA DO PELOPONESO
Atenas se tornou a cidade hegemônica na Grécia e em determinado momento passou a não permitir que as cidades saíssem da Confederação de Delos. Já no século IV a.C os atenienses transformaram a contribuição das cidades gregas em impostos. Tal atitude gerou indignação de outras cidades, especialmente Esparta. Esta tinha um desenvolvimento bem diferente e independente de Atenas, a cidade por sua vez organizou outra liga, a Liga do Peloponeso, reunindo as cidades que contestavam o poderio de Atenas.
PRIMEIRO PERÍODO: 431-421 A.C.
Segundo Cláudio Eliano, o motivo da guerra foi o Decreto Mégaro, proposto por Péricles, que se assemelhava a um embargo comercial moderno. De acordo com as provisões do decreto, os comerciantes de Mégara ficariam banidos do mercado de