Guerra mundial
Foi com o início da Primeira Guerra que a produção bélica começou a crescer em larga escala. Foi nessa guerra que começaram a ser utilizadas com intensidade as granadas, os morteiros e as metralhadoras leves.
Metralhadora Lewis
Era uma metralhadora ligeira e foi inventada pelo coronel americano Isaac Newton Lewis, em 1911. Além dela, ele inventou diversos artigos militares. Primeiramente, essa arma foi utilizada pelos belgas e britânicos e somente depois é que o Exército americano passou a usá-la. Essa metralhadora tinha muitas vantagens em relação às outras armas: era bem mais leve, possuía um baixo custo de produção e podia ser operada sozinha.
Ficha:
Peso: 12,7kg.
Ação: operada a gás.
Taxa de fogo: 550 tiros por minuto.
Granada de mão
Tornou-se um dos maiores símbolos da guerra e foi inventada em 1915, por William Mills. Foi usada, primeiramente, pelo Exército britânico. Ela tinha a possibilidade de ser arremessada pelo soldado ou ser lançada com a ajuda de um rifle. Ela foi usada pelo Exército da Inglaterra até 1972 e acredita-se que foram produzidas milhares de unidades dessa granada.
Ficha:
Carga Explosiva: baratol.
Peso: 0,45g.
Detonador: Tempo.
Delay: 7 segundos (posteriormente, esse tempo caiu para 4 segundos).
Bombardeiro Gotha G
Um dos primeiros bombardeiros utilizados na Primeira Guerra Mundial, o germânico Gotha era operado por dois artilheiros e um piloto. Foram eles que iniciaram o chamado“terror aéreo”, pois realizavam ataques contra Londres. Esse bombardeiro emitia um barulho dos seus dois motores que foi apelidado pelas topas britânicas de “Gotha hum”.
Ficha:
Peso (Sem carga): 2,7 ton.
Peso (Carga Máxima): 3,9 ton.
Tripulação: 3.
Morteiro Minenwefer
Era um morteiro criado na Alemanha para ser utilizado na infantaria, em 1916, junto com os morteiros maiores de 17 e 25cm. Ele tinha rodas que serviam apenas para que ele fosse transportado e, durante seu uso, elas