guerra fria
Com a devastação provocada pela II Guerra Mundial, a Europa enfrentava uma grave crise. Os EUA temiam que essa situação pusesse em risco o futuro do capitalismo, dando espaço para expansão do comunismo e, para ajudar na recuperação desses países, o presidente Harry Truman assina o Plano Marshall. O plano também pretendia evitar a recessão pós guerra no país, graças a abertura de um novo mercado para os produtos norte-americanos.
Bloqueio de Berlim (Europa - Alemanha)
Numa tentativa de controlar a instabilidade econômica da Alemanha, os EUA, França e Reino Unido formaram uma aliança entre suas zonas de influência, para fazer valer nestes territórios a moeda da Alemanha capitalista. Stalin, então líder da URSS, reprovou a ideia e procurou reunificar Berlim sob sua influência, nesse dia todas as rotas terrestres que ligavam Berlim a Alemanha Ocidental foram fechadas pelas tropas soviéticas, numa violação dos acordos da Conferência de Ialta.
Criação da OTAN
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma organização militar constituída no contexo histórico da Guerra Fria com o objetivo de defender o bloco capitalista de qualquer ação de agressão por parte dos membros do bloco socialista, envolvendo ações como cooperação militar em treinamento, tecnologia bélica e implantação de bases militares nos territórios aliados.Com o fim da URSS e de suas ameaças à soberania americana e capitalista no mundo, a Otan redefiniu o seu papel.
Bipartição da Alemanha (Europa - Alemanha)
A reforma monetária nas zonas ocidentais da Alemanha, que apoiavam a atuação do Plano Marshall, desencadeou a crise que gerou o Bloqueio de Berlim. O resultado da crise foi a divisão da Alemanha em dois Estados: a República Federal da Alemanha, com capital em Bonn, e a República Democrática Alemã, com capital em Berlim Leste.
Guerra da Coréia (Ásia - Fronteira entre as Coréias)
O único grande confronto militar que realmente envolveu batalhas