Guerra fria
Relatório
Guerra Fria x Twilight Zone
Abril, 2012
A Guerra Fria
O confronto de ideologias
A Conferência de Yalta, realizada em 1945, pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial, serviu não só para que os aliados não só coordenassem a fase derradeira da luta contra o nazismo, mas também decidissem a organização do mundo pós- guerra. A conferência consagrou a ascensão das duas potências que mais contribuíram para a derrota de Hitler : os Estados Unidos e a URSS.
Entretanto, a união entre esses países durou pouco. Na Conferência de Potsdam, ocorrida em 1945, que dividiu a Alemanha e a cidade de Berlim nas zonas de influência britânica, francesa, norte-americana e soviética, os negociadores já deixavam transparecer sua agressividade e suas desconfianças.
Proclamações a favor da paz, feitas pela ONU em 1945 já não tinham meios de superar as divergências ideologias entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha de um lado e, a União Soviética de outro. Formaram-se, desse modo, duas grandes áreas de influência, uma capitalista e outra socialista, sob a hegemonia, respectivamente, dos Estados Unidos e da União Soviética.
Nas relações entre os dois blocos, passou a predominar o pensamento: “ tudo que vem do outro lado é mau, ruim. “ Essa visão do mundo perdurou por quase toda a segunda metade do século XX, período no qual as duas áreas de influência viveram em um permanente confronto ideológico e policio. Tudo era permitido, menos o conflito direto entre as superpotências nucleares.
Mesmo sem conflito direto, a essa situação pode ser considerada uma guerra. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes, a guerra não consiste só na batalha, ou no ato de lutar: mas em um período do tempo em que a vontade de lutar, disputar uma batalha é suficientemente conhecida. E a Guerra Fria foi, claramente, um desses períodos.
O Episódio
O monstro da rua Maple
O episódio que foi ao ar dia 4 de março de 1960, relata a típica sociedade