Guerra do paraguai
A Guerra do Paraguai, ou a também chamada Guerra da Tríplice Aliança foi a maior e mais sangrenta batalha da história sul-americana. O Resultado da Guerra foram milhares de brasileiros mortos, grande aumento nas dívidas externas de todos os países, além de um Paraguai que sonhava ser próspero um dia, ser aniquilado e ter 75% da sua população dizimada.
A Guerra foi declarada no dia 11 de Novembro de 1864, após a apreensão de um navio brasileiro que transportava grande quantidade de ouro e o presidente da província do Mato Grosso, pelos paraguaios, ordenados pelo ditador Solano López. Influenciados pelo Brasil; os outros países da Bacia da Prata, Uruguai e Argentina, reuniram-se aos brasileiros, formando a Tríplice Aliança na luta contra o Paraguai.
Após batalhas muito importantes como a do Tuiuti(a mais sangrenta), a do Riachuelo(a maior batalha naval das Américas), a tomada de Humaitá, entre outras, os aliados(Brasil, Uruguai e Argentina) saíram vencedores do conflito. A guerra veio a acabar apenas em 15 de agosto de 1869 quando os aliados assinaram um documento, declarando restabelecida a paz.
Tópicos abordados no trabalho
Informações Básicas da Guerra
- Data oficial do início da Guerra
- Países envolvidos
Período Pré Guerra
- O Progresso do Paraguai a partir de sua independência em 1811
- Disputa do poder no Uruguai, com os Colorados apoiados pelo Brasil e Argentina, e os Blancos apoiados por Paraguai
- Os desentendimentos entre Rio de Janeiro e Assunção, e o aprisionamento do navio do presidente da província do Mato Grosso
- A declaração de guerra
- A formação da Tríplice Aliança
Planos de Solano López
- Uma pequena biografia de Solano
- Ambição em formar a Confederação das Províncias Hispânicas
As Forças Militares
- O número de soldados, navios, canhões que cada um dos países participantes disponibilizou para a Guerra
- A necessidade dos "Voluntários da Pátria"
As Operações Militares