Guerra do contestado
Paranaguá, junho de 2011
Introdução
Este trabalho tem como objetivo mostrar o que foi a Guerra do Contestado, explicando primeiramente porque esta guerra recebeu este nome e o que é uma Guerra Santa.
Assim, a Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla/sertaneja e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina. Inicialmente, deu-se devido à falta de regularização da posse das terras dos caboclos/sertanejos e da insatisfação da população com sua situação material, numa região em que a presença do poder público era limitada.
Sumário
1. Por que a guerra do contestado tem esse nome? 2. O que é uma Guerra Santa? 3. Guerra do Contestado 3.1. Conflitos da Guerra do Contestado 4. Considerações 5. Anexo
1. Por que a guerra do contestado tem esse nome?
Isso porque o conflito aconteceu numa região que, no inicio do séc.XX, era contestada, ou seja, reivindicada por dois estados brasileiros, Paraná e Santa Catarina. Hoje essa área fica no oeste catarinense, na divisa com o território paranaense.
A disputa terminou no final de 1916, quando os governos dos dois estados assinaram um acordo de demarcação de limites.
A questão fronteiriça enfraqueceu a posição dos dois governos estaduais, o que dificultou a repressão aos rebeldes e permitiu que o movimento ganhasse importância.
2. O que é uma Guerra Santa?
É uma luta travada contra infiéis (pessoas sem fé ou com crenças diferentes) com a finalidade de reconquistar lugares santos. Em Israel, por exemplo, judeus e palestinos lutam pela posse de lugares e cidades. Jerusalém é um dos territórios disputados, porque tem significado sagrado para ambos os povos.
3. A Guerra do Contestado
Violento conflito social que ocorreu entre 1912 e 1916 no oeste de Santa