Guarani
Vários são os métodos utilizados para o estudo da TGE, dentre eles:
-Método da observação;
-Método indutivo – obtenção de generalizações a partir de fatos considerados isoladamente;
-Método dedutivo – explicação de fatos particulares ou fixação de perspectivas;
-Método analógico – para estudos comparativos.
2- Origem da sociedade: Existe a ideia ou teoria da sociedade natural, fruto da própria natureza humana, bem como a que sustenta que a sociedade é tão-somente a consequência de um ato de escolha.
Teoria naturalista: É a que tem maior número de adeptos e a que exerce maior influência na vida concreta do Estado sem, contudo, excluir a participação da consciência e da vontade humana. No século IV a. C., Aristóteles afirmou que “o homem é naturalmente um animal político”. Para ele só o indivíduo de natureza vil ou superior ao homem procuraria viver isolado dos outros homens sem que a isso fosse constrangido.
Teoria contratualista: sustenta que a sociedade é tão-somente o produto de um acordo de vontades, um contrato hipotético celebrado entre os homens, onde estes transferem mutuamente direitos, que é cumprido por temor ao castigo imposto pelas normas. Aparece claramente proposto por Thomas Hobbes na obra “Leviatã” publicado em 1651, na obra de Rousseau, “O contrato Social”, em 1762. Assim, deve-se conceber o homem sempre como homem social.
3- A sociedade e seus elementos característicos - Devido ao pluralismo social, é necessário estabelecer uma caracterização geral das complexas sociedades, delineando os pontos em comum através da análise do conjunto de regras de atuação de cada uma delas.
a) Finalidade social ou valor social – Pela concepção Tomista (Tomás de Aquino) esposada por DALLARI, o homem tem consciência de que deve viver em sociedade e procurar fixar, como objetivo da vida social, uma finalidade condizente com suas necessidades