gu8k

310 palavras 2 páginas
As células-tronco, células-mães ou células estaminais são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a duas células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco de embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neuro de generativas, Diabetes mellitus tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. No Zoológico de Brasília (Brasil), uma fêmea de lobo-guará, vítima de atropelamento, recebeu tratamento com células-tronco. 1 Este foi o primeiro registro do uso de células-tronco para curar lesões num animal selvagem. 2
São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado norte-americano da Carolina do Norte, noticiada pela imprensa mundial nos primeiros dias de 2007.
Qual a finalidade ? é revitalizar ou até mesmo refazer tecidos perdidos de alguma parte do corpo, essas células tem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula que existe, se por exemplo alguém tiver um órgão danificado, ele pode ser restaurado através das células tronco, esse tipo de ciência ainda está engatinhando não se tem muitos conhecimentos na área ainda porém estamos avançando rapidamente e no futuro será possível até refazer partes do corpo perdidas completamente, o nome desta ciência é Engenharia Histológica ou simplesmente Engenharia de Biotecidos.

Relacionados

  • Preditiva
    13043 palavras | 53 páginas