gtfrdd
452 palavras
2 páginas
Introdução.A agricultura de precisão é uma filosofia de gerenciamento agrícola que parte de informações exatas, precisas e se completa com decisões igualmente exatas. O surgimento de novos produtos, métodos e tecnologias a cada dia nos centros rurais, podem ser considerados como as principais ferramentas da Agricultura de Precisão.
As tecnologias hoje existentes já permitem que se tenha um grande conhecimento das variabilidades entre as diferentes áreas de uma propriedade, isso é fator determinante para que se tomem decisões importantes com base em dados mais precisos. Umas das principais características na Agricultura de Precisão é o uso do sistema GNSS no posicionamento em áreas agrícolas.
O sistema global de navegação por satélite são constelações de satélite que permitem determinar o posicionamento e localização de um ponto ou receptor em qualquer lugar do globo terrestre. O GNSS atual é constituído pelas constelações existentes como, por exemplo, GPS e Glonass, além dos sistemas de aumento e das bases de dados de navegação.
Na Agricultura de Precisão, essa tecnologia permite a junção da coleta de dados em tempo real com informações precisas de posição, possibilitando uma eficiente manipulação e analise de grandes quantidades de dados geoespaciais. As aplicações baseadas no GNSS, de agricultura de precisão, estão sendo usadas para o planejamento de plantio, mapeamento em campo, amostragem de solo, direcionamento do de máquinas, inspeção da colheita, tempos varáveis de aplicação e o mapeamento da produção. O GPS permite aos agricultores trabalharem durante condições de baixa visibilidade do campo, como chuva, poeira, névoa, e escuridão.
Foi realizada a coleta de coordenadas em campo, utilizando o método de posicionamento absoluto, nos domínios da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, para a criação de um grid amostral e com base em teorias e trabalhos acadêmicos já realizados na área de Agricultura de Precisão. Através desse trabalho será possível a