Grécia antiga
Nome: Letícia Amancio Professor(a): Maria Sionei Setter
Data: 27/05/2015 Série/Ano: 1° ano E.M
Grécia Antiga
Atualmente podemos perceber a presença deste povo nas artes, nos princípios éticos e políticos.
A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo em 2000 a.C., Sendo assim os primeiros povos a ocupar a Grécia foram os Pelasgos, porém depois seu território foi invadido por povos indu-europeus conhecidos também como helenos.
Com o crescimento da população e o aumento do consumo de alimentos, houve a necessidade de terras mais férteis para aumentar a produção, o que gerou várias disputas. Ocasionando desigualdade social, migrações (alguns deixavam a Grécia para fundar colônias em outras regiões), e a ampliação das unidades políticas até formarem as cidades-Estado.
Essas cidades-Estado era formadas por grupos sociais: os eupátridas, demiurgos, georóis e thetas.
Os conflitos e desentendimentos foram entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa que acabou causando as famosas Guerras Médicas.
Esparta e Atenas acabaram envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta.
Os espartas possuíam algumas características como a legislação severa, militarismo, estrutura social rígida, elite, periecos, hilotas. Já Atenas possuía uma sociedade dividida em 3 grupos: cidadãos(eram os proprietários de terra e o grupo mais poderoso), metecos (estrangeiros que se envolviam com o comércio e artesanato), escravos (não tinham direito político, assim como as mulheres), comércio ativo (exportavam: vinho, azeite, artesanato. Importavam: cobre, ferro e trigo).
A cultura grega foi imensamente rica. Os Jogos Olímpicos, realizados na cidade de Olímpia, surgiram em homenagem aos deuses da mitologia. Também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente,