Gráficos e suas Aplicações
O gráfico é uma maneira de representar, visualmente, certas situações que envolvem dados numéricos relacionando grandezas. Existem diferentes tipos de gráfico. No gráfico de barras, ou gráfico de colunas, os valores são representados por retângulos (as barras) verticais ou horizontais. No gráfico de segmentos, certos valores são representados por pontos (a uma altura adequada de uma reta horizontal), os quais são ligados por segmentos de reta. Na maior parte das vezes, esse tipo de gráfico é utilizado para expressar a variação de uma grandeza em função do tempo. No gráfico de setores, certos valores, em geral porcentagens, são representados por partes de um círculo. Esse tipo de gráfico é usado, geralmente, para mostrar a relação entre as partes e o total. Abaixo 10 variações geradas a partir de dados criados no programa Microsoft Excel.
GRÁFICO ESTILO COLUNA.
É o gráfico mais usado no Excel, por dar uma fácil visibilidade para os dados da planilha. Essa simplicidade acaba tornando-o muito popular entre os usuários de Excel. Ele permite que sejam visualizadas diversas informações ao mesmo tempo, facilitando o cruzamento de dados.
GRÁFICO ESTILO PIZZA
É o segundo gráfico mais usado e certamente é o mais conhecido. Ele permite que seja visualizada com maior exatidão a proporção das categorias, ou seja, é excelente para ser usado quando se há necessidade de se ter uma ideia rápida de dados quantitativos.
GRÁFICO ESTILO BARRA
Assim como o pizza e o colunas, o gráfico estilo barras é muito popular. Novamente, a sua popularidade se dá pela maneira que dispõe as informações, permitindo um fácil entendimento aos envolvidos. Apesar de muito parecido com o gráfico estilo colunas, este estilo de gráfico é indicado para dados que possuam rótulos muito longos.
Gráfico em barras (variação 3d/ cilindro)
GRÁFICO ESTILO DISPERSÃO
Este estilo de gráfico trabalha com eixos x e y e é excelente para quem quer demonstrar uma sequência de alguma ação, como, por