Gráficos no excel
A utilização de gráficos pode ser aplicada para a tomada de decisões em inúmeras áreas de atividades, possibilitando evidenciar a previsão, relação, comparação, entre outras variáveis existentes para a análise de valores. Na maioria das vezes, os gráficos do Excel são gerados a partir de dados dispostos em tabelas, que por sua vez estão inseridas dentro de planilhas eletrônicas.
O interessante de se gerar gráficos a partir de planilhas eletrônicas é que ao se alterar os valores contidos na planilha, o gráfico correspondente a estes dados é automaticamente atualizado.
O Microsoft Excel possui um assistente para facilitar a geração de gráficos, onde o mesmo divide este processo em quatro etapas subseqüentes, apresentando a cada etapa apenas as opções diretamente relacionadas e necessárias para a conclusão do gráfico.
Para criar um gráfico com duas variáveis, primeiramente selecione os valores que serão relacionados pelo mesmo, que podem estar dispostos em (duas linhas) ou em (duas colunas) e em seguida, observe os passos necessários para abrir o assistente de gráficos:
Pressione o Alt da esquerda para acessar a barra de menus.
Desloque com a seta para a direita até o menu Inserir.
Por último, desça com a seta até o item Gráfico e tecle Enter.
Com a janela do assistente de gráfico aberta, vamos realizar as ações sugeridas para cada etapa.
1. etapa 1 de 4 - tipo de gráfico:
Existem vários tipos e subtipos de gráficos que deverão ser aplicados conforme a necessidade e/ou formato das informações ao qual se deseja representar graficamente.
Observe alguns tipos de gráficos disponíveis no Microsoft Excel:
Colunas,
Barras,
Linha,
Pizza etc..
O tipo Pizza de gráfico, apresenta os seguintes subtipos:
Pizza - Exibe a contribuição de cada valor para um total.
Pizza com efeito