Gráficos de Tendência
Atualmente as energias são divididas em dois tipos, de acordo com as suas fontes. Uma delas é a energia de fonte não renovável, ou seja, aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização como, por exemplo, os combustíveis fósseis. O outro tipo de energia utilizada em larga escala é a energia renovável onde não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização, mas são limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.
A energia eólica é um tipo de energia renovável proveniente do vento, sendo utilizada desde a antiguidade para impulsionar barcos ou mover pás dos moinhos, até os dias de hoje o mecanismo básico do moinho continua o mesmo. É uma fonte de energia limpa e abundante, que não agride o meio ambiente e pode auxiliar na redução do efeito estufa.
O seu relativo desenvolvimento é justificado por vários fatores, como por exemplo, a atual dependência que temos de recursos energéticos não renováveis que pela estimativa prevê a sua futura escassez, outro fator importante é a busca permanente de novas opções tecnológicas energéticas que não geram degradação da atmosfera, do solo, de recursos hídricos e do meio ambiente de uma maneira geral, sempre levando em conta as fontes de energia intermináveis que temos no planeta.
As fontes de energias renováveis surgem como uma alternativa ou complemento às convencionais.
Energia Eólica
Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Ela é uma energia renovável, limpa e não agride o meio ambiente. A ideia de gerar energia elétrica a partir do vento surgiu a partir do século XIX. Ela não pode ser considerada uma tecnologia moderna, pois surgiu com o desenvolvimento da eletricidade.
Com o desenvolvimento do petróleo e do carvão, o vento foi deixado de lado em suas aplicações. Porem, em 1970, com a crise do petróleo, a energia eólica voltou a ser utilizada na geração de energia elétrica, visto que esse tipo