Grupos Sanguíneos
Grupos Sanguíneos
Matheus dos Santos de Farias
Professora: Ilaine
Matéria: Biologia
Turma: 304
Viamão, Agosto de 2014
Introdução
Nesse trabalho estarei exibindo ideias sobre os grupos sanguíneos e seus determinados tipos. Um pouco sobre transfusões e paternidades e como funciona o fator rh.
Grupos Sanguíneos
Os seres humanos apresentam quatro grupos sanguíneos:
o Grupo A: Possuem antígeno chamado aglutinogênio A; o Grupo B: Possuem antígeno chamado aglutinogênio B; o Grupo AB: Possuem os dois antígenos, aglutinogênio A e B; o Grupo O: Não possuem nenhum dos dois antígenos.
O gene A determina a formação do aglutinogênio A, o gene B determina a formação do aglutinogênio B, o gene O não forma nenhum aglutinogênio e os genes A e B determinam a formação dos aglutinogênios A e B. O plasma também possui anticorpos chamadas aglutininas são estas que causam os acidentes em transfusões, pois indivíduos do grupo A possuem aglutininas Anti-B, do grupo B possuem aglutininas Anti-A e os do grupo O possuem as duas aglutininas e os indivíduos AB não possuem nenhuma dessas substâncias.
TRANSFUSÕES E PATERNIDADE
Em caso de erro na transfusão, o sangue do doador será aglutinado pelo plasma do paciente resultando na obstrução de vasos sanguíneos, contudo os glóbulos brancos do paciente destruirão as hemácias que seriam como “invasoras” para as nossas células de defesa. Ao destruir as hemácias, hemoglobina e outras substâncias são liberadas podendo causar lesões renais, reações alérgicas e outras, o que pode resultar em morte.
É possível fazer o cruzamento dos grupos sanguíneos em casos de paternidade duvidosa, contudo não é possível afirmar que o indivíduo é o pai mesmo da criança e sim que o indivíduo não pode ser pai. Por exemplo, fazendo o cruzamento de monoibridismo, a mãe sendo do grupo AB e o suposto pai