Gregos antigos e a física
Pitágoras, o fundador da escola pitagórica, nasceu em Samos pelos anos 571-70 a.C. Em 532-31 foi para a Itália, na Magna Grécia, e fundou em Crotona, colônia grega, uma associação científico-ético-política
Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica. Teve como sua principal mestra, a filósofa e matemática Temstocléia
Pitágoras acreditava que o mundo é matemático por natureza. Ele aplicou a matemática à música e descobriu que os sons dos instrumentos de corda correspondem, em múltiplos simples, ao comprimento de suas cordas.
Pitágoras também enxergou uma ordem matemática na astronomia. Ele acreditava que os planetas giravam em torno do Sol em intervalos que correspondiam aos comprimentos harmônicos das cordas.
Mas Pitágoras é mais conhecido por sua contribuição à geometria. Ele desenvolveu o teorema de Pitágoras: o quadrado do comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos comprimentos de seus outros dois lados (catetos).
Uma descoberta, no entanto, deixou Pitágoras e seus discípulos abatidos. Eles acreditavam que os números inteiros comuns (1, 2, 3, 4 etc.) e as frações formadas por eles (1/2, 1/3, 2/3, 1/4, 3/4 etc.) eram suficientes para explicar toda a matemática e a natureza. Mas também descobriram que a diagonal de um quadrado não podia ser expressa como a razão de dois números.
arquimedes
(287-212 a.C.) nasceu em Siracusa, na Sicília, e estudou ciência com Conon de Samos, na Universidade de Alexandria, época em que a cidade era o centro mundial do conhecimento. Arquimedes descobriu muitos dos teoremas básicos que envolvem a geometria dos círculos, dos cones, dos cilindros, das parábolas, dos planos e das esferas, princípios que constituem os fundamentos básicos da matemática.
Uma de suas mais importantes invenções foi o chamado parafuso de Arquimedes. Desenhado como uma bomba rotatória para enviar a água dos córregos para as valas de