Grecia antiga
Slide Grécia Antiga – nr2
A cultura grega desenvolveu-se maioritariamente na península do Peloponeso, durante o primeiro e segundo milénio a.C. No entanto, o período considerado mais relevante da cultura e arquitectura grega o compreendido entre os séculos VII e IV a.C.
Depois da guerra com os Persas, a arte grega destacou-se em relação às outras culturas e expandiu-se para todas as suas colónias em Itália e Ásia Menor.
Slide Arquitectura Grega – nr 3
A arquitectura Grega expandiu-se de uma forma mais sofisticada no desenvolvimento de templos religiosos de pedra (especialmente mármore) e na utilização da coluna, variando a sua ordem. Foi a coluna que marcou a proporção e estilo dos templos.
Os gregos foram os 1os artistas realistas, que se preocupavam em representar a natureza exactamente como ela é. Desta forma, foi fundamental o estudo das proporções, onde o homem é considerado a medida de todas as coisas (medida de base).
Inicialmente a arquitectura era executada em madeira (nomeadamente o cedro), que veio a ser substituída pela pedra calcária (nomeadamente o mármore). Paralelamente com a mudança dos materiais, também as proporções e estruturas evoluíram. Foram estabelecidos cânones – normas e regras construtivas – para a concretização artística, onde os detalhes, aspectos decorativos e pormenores tinham de se sujeitar à harmonia do conjunto.
Nos projectos arquitectónicos passaram a ser relevantes o estudo topográfico do terreno, a adaptação do edifício ao relevo e a utilização de maquetes. Para a concretização de uma obra, estavam envolvidos vários profissionais: arquitectos, projectistas, pintores, escultores, etc...
Slide - nr 4
O desenvolvimento da arte deu-se em três períodos definidos pelas suas características estéticas e tecnológicas: período arcaico, período clássico e período helenístico.
A arquitectura arcaica distinguia-se consoante a ordem arquitectónica e as suas diferenças estavam assentes na