Gravitação
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA
BLUMENAU
2012
MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Física Geral II do Curso de Engenharia Química do Centro de Ciências Tecnológicas aplicadas da Universidade Regional de Blumenau.
Prof. Dirceu Luís Severo
BLUMENAU
2012
1 INTRODUÇÃO
Os astros sempre despertaram a curiosidade do ser humano, pois em todas as etapas da civilização, procuraram dar uma explicação para os fascinantes fenômenos da Gravitação Universal. A astronomia sempre foi um importante objeto de estudo e curiosidade para o homem, devido a influência que os fenômenos celestes exerciam sobre a vida dos povos mais antigos, que necessitavam escolher épocas de plantio e colheita e dos navegantes, que se orientavam pelo movimento da Lua e das estrelas. O estudo das forças gravitacionais tornaram-se de extrema importância para explicar fatos corriqueiros, como a queda de objetos e o fato de as plantas permanecerem na posição vertical, além de salientar que, sem essas forças, não existiria luz solar, os planetas, constelações e elementos químicos conhecidos. Logo, a gravidade é a força que controla todo o Universo e seu estudo torna possível a compreensão de acontecimentos simples e complexos, bem como criar tecnologias que desafiam essas forças e equipamentos que possibilitam o avanço científico.
2 história
Em 140 d.C., Ptolomeu publicou um modelo de universo que admitia que a terra fosse o centro do universo (denominado de modelo ptolomaico ou geocêntrico), tendo todas as outras estrelas movendo-se em torno dela, com os planetas girando em torno dela em trajetórias complicadas, constituídas