Gravadora X Associação dos Moradores
A negociação é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas, onde as partes envolvidas trabalham em conjunto na busca por um objetivo comum.
Criar uma duradoura relação de confiança é muito importante, utilizar diferenças pessoais, culturais e sociais positivamente, contando também com as habilidades e talentos de cada um visando obter o resultado final mais satisfatório possível para o maior numero de pessoas envolvidas. Alem das habilidades pessoais, como paciência, poder de persuasão, capacidade de trabalho em grupo e determinação, planejamento e conhecimento também são essenciais para a qualquer negociação, assim como aproveitar o tempo e o poder a nosso favor, expondo nossas idéias e pontos de vista.
PASSO 1
1.1 Mapeamento do perfil dos oponentes da negociação.
Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique, morador do bairro.
Formação: Administrador.
Objetivo: Impedir a Construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da Ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e Infra - estrutura (trânsito).
Informações relevantes: público conservador e questionador, que preza tranqüilidade e um ambiente estritamente residencial.
Estímulos de Negociação: Tem a idéia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Gerente de negociações e porta voz do CEO da Gravadora
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O Progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja de benefícios para todos.
PASSO 2
2.1 Modelos de Jung
O modelo de estilos apresentado por Carl Jung avalia a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação ao outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar-nos outros indivíduos com os quais se relaciona.
Gravadora
Estilo Restritivo: Age conforme seus