Grau Superlativo
É sempre importante lembrar que os adjetivos mantêm uma estreita relação com os substantivos, tendo a função de caracterizá-los, apresentando, assim, características referentes a número, gênero e grau. No caso das particularidades pertinentes ao grau os adjetivos estão subdivididos assim:
Grau comparativo, cuja finalidade é comparar a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais características atribuídas a um mesmo ser. Este grau por sua vez se divide em grau comparativo de igualdade, destinado a estabelecer igualdade entre duas coisas ou pessoas; grau comparativo de inferioridade, que estabelece inferioridade numa relação comparativa, e o seu oposto, o grau comparativo de superioridade.
Além do comparativo, temos o grau superlativo, destinado a atribuir uma característica de maior intensidade, de forma relativa ou absoluta. O grau superlativo está dividido em dois grupos: o relativo e o absoluto.
No grau superlativo relativo, a intensificação é feita em relação a todos os demais integrantes do conjunto. O superlativo relativo pode ser ainda dividido em dois diferentes tipos:
1-Superlativo relativo de inferioridade – estabelece relação superlativa de inferioridade (o “menos” ou o “menor” se comparado com todos os outros do grupo).
2-Superlativo relativo de superioridade – estabelece relação superlativa de superioridade (o “mais” ou o “maior” se comparado com todos os outros do grupo).
Exemplos
* Superlativo relativo de superioridade:
That student is the most participatory of all.
(Aquele aluno é o mais participativo de todos.)
* Superlativo relativo de