Granito
O granito é uma rocha ígnea formada por um magma em estado de fusão a grandes profundidades, no interior da terra onde ocorrem seu resfriamento e a sua solidificação.
O quartzo transparente, o feldspato e a biotita escura são os principais minerais formadores dos granitos. A coloração destas rochas é dada principalmente pela cor dos feldspatos.
Os granitos ocorrem tanto sob a forma de maciços rochosos como em matagões (blocos arredondados). Com grandes chances de acerto, a olho nu, pode-se distinguir os mármores pela característica da superfície da rocha: geralmente apresentam muitos veios, coloração mais homogênea e ausência de pigmentação preta (sob a forma de pontilhados), comum em quase 100% dos granitos.
2. CORES E TIPOS
Possui uma ampla variedade de cores, variando de acordo com o local de onde é extraído. Os da Bahia, por exemplo, são famosos por sua tonalidade azul, como o azul - Bahia. Já em Minas é possível encontrar o lilás-gerais e em São Paulo o verde-ubatuba.
Sua cor pode ser: cinza (a maioria destes absorve mais água), amarelo, rosa, preto, verde (mais impermeável), vermelho (mais impermeável), azul, marrom e creme.
Uma de suas características marcantes é a presença de pontilhados na cor preta, “manchando” a pedra em sua extensão.
Reunimos abaixo alguns nomes de acordo com a tonalidade:
2.1. Preto e cores escuras:Preto São Gabriel, Preto Absoluto, Negro Impala, Verde Labrador (semelhante ao preto e apenas no sol é possível notar sua cor esverdeada), Verde Ubatuba, Preto Indiano.
2.2. Marrom: Café Imperial, Bordeaux, Tabaco Tp, Marrom São Paulo;
2.3. Amarelo: Amarelo Santa Cecília, Amarelo Florença, Amarelo Icaraí;
2.4. Branco e Bege: Branco Itaúnas, Branco Ceará, Bege Duna, Branco Marfim, Branco Nepal, Branco Siena;
2.5. Vermelho e Rosa: Bragança, Amêndoa Capri, Vermelho Itaipu, Vermelho Brasília, Rosa Raissa, Kinawa;
2.6. Outras tonalidades: Cinza Corumbá, Arabesco MG6, Cinza Andorinha.
3. ONDE O