GRANDES NAVEGAÇÕES
SÃO PAULO 2014
SUMÁRIO
Motivos das grandes navegações
Consequências
Econômicas
Geopolíticas
Culturais
Religiosas
Mapas
Bibliografia
MOTIVO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES
No Século XV, os burgueses europeus que quisessem as especiarias Asiáticas, como pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos, tinha que recorrer aos comerciantes italianos que acabavam monopolizando todo o dinheiro e assim, enriqueciam rios de dinheiro e a coroa Espanhola e Portuguesa também queriam participar deste negócio, só que os Italianos já dominaram as rotas de comércio e taxavam os que passavam por ela, assim os monarcas queriam uma maneira exclusiva para comprar especiarias.
Outra razão essencial para que houvesse uma expansão dos reinos europeus é que a carência de metais preciosos e matéria prima importava muito a coroa, além da igreja católica estar a procurando novos fiéis.
Desta forma Portugal saiu em vantagem nessa corrida pela expansão marítima, pois já contava com uma boa frota de navios, devido à pesca de bacalhau pertencer a sua cultura desde sempre. Além de que a burguesia e a nobreza lusa deram um grande investimento de capital, tanto que gerou até um centro de estudos, a Escola de Sages.
Assim, no ano de 1498, uma frota de caravelas comandada pro Vasco da Gama, conseguiu contornar a África e desta forma fez com que Portugal lucra-se mais do que nunca e ela se tornou a maior potencia da época.
Não muito distante dali, a Espanha também estava estudando como chegar à Índia, mas teve um plano diferente, que foi navegar a oeste. Tendo em vista que a terra é redonda eles, em breve, chegariam as Índias também, mas acabaram “errando” e chegaram até a América central, e vendo tanto ouro, acabaram deixando as Índias de lado e foram devastando a cultura dos povos Latino Americanos e explorando seu ouro.