Grandes alterações humanas na paisagem geográfica
O surgimento do homem, desde o mais primitivo, começou a interferir no meio ambiente do corte de uma árvore para construção de um abrigo e utensílios, até a caça e o desmatamento para o plantio e criação de animais. O povoamento causou um impactou e transformou o espaço geográfico.
A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui na maioria das vezes com a extinção de espécies animais e vegetais existentes no planeta, também colabora através de práticas inconseqüentes de poluição do ar, do solo e principalmente da água.
Na produção agropecuária se faz necessário transformar o meio, pois retira-se toda cobertura vegetal original que é substituída por pastagens e lavouras. Dessas derivam outros impactos como erosão, poluição e contaminação do solo e dos mananciais.
Na extração mineral, o espaço geográfico é bastante atingido, sofrendo profundos mudando de forma drástica todo arranjo espacial do lugar que está sendo explorada, como destruição das montanhas perfurações no solo, desmatamento de florestas.
Nos centros urbanos, as alterações são percebidas nas construções presentes, essas transformações ocorrem em loteamentos que em um período era somente uma área desabitada e passou a abrigar construções residenciais, além de áreas destinadas ao comércio e indústria. Desse modo, nas cidades de todo mundo sempre ocorrem modificações no espaço, são identificadas nas novas construções, nas reformas de residências, lojas e todas as formas de edificações.
As alterações na paisagem geográfica é inevitável devido a urbanização e desenvolvimento tecnológico e evolução da espécie humana, mas estas alterações devem ser feitas com responsabilidade, sem destruir a