grande barreira de coral
A Grande Barreira de Coral é o maior recife de coral do mundo, com uma extensão de cerca de 2300 km, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland.
A Grande Barreira de Coral é composta por cerca de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral. Neste ecossistema complexo vivem em torno de 1500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, 5000 a 8000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, 1330 espécies de crustáceos e mais de 800 espécies de equinodermes. A área também é preservada pela presença de cubozoários, um grupo de cnidários conhecidos pelas toxinas perigosas para o Homem.
A grande Barreira Coralina
A grande barreira coralina é uma imensa faixa de corais, situada entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné.Ela possui 2.300 quilômetros de comprimento, com largura variando de 20 km a 240 km. Seus recifes de corais abrigam muitos animais: polvos,lulas,peixes e tubarões,que vão em busca de abrigos e alimentos. Apesar da biodiversidade que representa, a grande barreira coralina corre risco de extinção,em razão da poluição marítma e do aquecimento anormal das águas,causando pelo fenômeno climático El niño. Essa barreira consiste no maior organismo vivo do planeta e está ameaçada. O processo de branqueamento (perda de pigmentos e de algas associadas aos tecidos dos corais) produz um número crescente de vítmas no recife,interferindo em sua biodiversidade.Para resolver ou minimizar o problema, o Fundo Mundial para a Natureza vem aumentando a sua área de proteção na grande barreira coralina, que é considerada um patrimônio da Humanidade.
A Grande Barreira de Corais é o único orgânico vivo colectivo visível da órbita da Terra. The Great Barrier Reef, off the east coast of Australia, is one of the wonders of the natural world - it is the world's largest coral reef ecosystem. A Grande Barreira de Corais, na costa leste da Austrália, é uma das maravilhas do mundo natural - é