Gramática_Significacao_Palavras

807 palavras 4 páginas
significaçÃO DAS PALAVRAS

Semântica

A semântica estuda o sentido das palavras, frases e orações. Porém, por muito tempo, a gramática tradicional reservou à semântica um papel secundário: o estudo era dado apenas por estruturas consideradas sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Por ser o objetivo da presente apostila o estudo de gramática tradicional, ainda demonstraremos essa abordagem.

1. Palavras sinônimas: apresentam significado idêntico ou assumem sentidos semelhantes, mas apresentam grafias distintas. Exemplos: garoto/menino, morrer/falecer, capeta/diabo, mexerica/tangerina, casa / lar / moradia / residência, longe/distante, delicioso /saboroso, carro/automóvel.

2. Palavras homônimas: apresentam sentidos diferentes, mas se escrevem ou se pronunciam de maneira igual. As palavras homônimas podem ser homógrafas, homófonas ou homófonas e homógrafas ao mesmo tempo.

a) homógrafas: escrevem-se da mesma maneira, mas pronunciam-se de formas distintas.

Exemplos: a cor azul / saber de cor uma música. o governo / eu governo o país. a colher de prata / vamos colher os grãos.

b) homófonas: pronunciam-se da mesma maneira, mas escrevem-se de formas distintas.

Exemplos:
Era bonito, mas era coxo. (manco)
Os bois esvaziaram o cocho rapidamente.
Posso pagar com cheque?
Xeque mate!
Em que seção você trabalha? (departamento)
Avaliaremos uma possível cessão de crédito aos bancos. (do verbo ceder)
Sessão das dez. (horário de cinema, audiências, reuniões)

c) homônimas perfeitas: escrevem-se e pronunciam-se da mesma maneira, mas mantêm sentidos distintos. Este é o caso que alguns gramáticos chamam de polissemia, pois considera-se que uma mesma palavra apresenta múltiplos significativos, adaptando seu sentido ao contexto em que se inserem.

Exemplos:
Manga é minha fruta predileta.
Rasgaram a manga de minha camisa.
Eu cedo o dinheiro, você cede as jóias. (do verbo ceder)
Ainda é cedo para isso.
Li um bom livro.
Eu os livro da

Relacionados