Grafite, intervenção urbana
Evandro Rabelo Ulrich
Toledo, Pr.
2014
GRAFITE: Intervenção urbana
Evandro Rabelo Ulrich
RESUMO
O objetivo do trabalho tem por seguimento o grafite que será representado como uma manifestação artística em espaços públicos e privados, sendo uma forma de redescobrir os muros e paredes, mudando assim as paisagens das cidades, deixando-as mais vivas, coloridas e divertidas. Esta arte foi introduzida para se questionar e transformar a urbanização, fazendo com que as pessoas se apaixonassem por esta arte, pelo simples fato de as ver, e sentir o que elas transmitem. Os grafiteiros conquistam as pessoas pois fazem do desenho o seu sentimento , conquistam as pessoas pelo olhar e pelo amor que produzem, transformaram a vida de vândalos dos quais existe em todos os lugares, para deixaram de rabiscar e pichar, e passaram a transmitir o seu sentimento em forma de grafite, desenhando e se apaixonando por esta arte. No sec. XXI nos dias de hoje, o grafite esta com o movimento muito conhecido, os criadores estão super ativos, e assim a realidade dos mesmos, passa a ser produzida e realizada.
Palavras-Chaves: Grafite. Manifestação artística. Grafiteiros X vândalos. Intervenção Urbana.
INTRODUÇÃO
O vestígio mais fascinante deixado pelo homem através dos tempos em sua passagem pelo planeta foi sem dúvida, a produção artística. Desta, a manifestação mais antiga, com certeza, foram os desenhos feitos nas paredes das cavernas. Aquelas pinturas rupestres são os primeiros exemplos de grafite que encontramos na história da arte. Não sabemos exatamente o que levou o homem das cavernas a fazer essas pinturas, mas o importante é que ele já possuía uma linguagem simbólica própria. ( GITAHY, 1999, p. 11 )
O grafite é considerado como arte contemporânea e linguagem visual, das ruas ele foi parar em galerias, exposições, paredes, vernissages e muros. O poder de comunicação passou a ser reconhecido, fazendo com que o