Grafico de Gantt
Henry Lawrence Gantt, ao estudar o problema do salário produtividade, verificou a necessidade de controlar o resultado da jornada de trabalho dos operários ou equipe de trabalho para que a remuneração fosse proporcional ao resultado efetivo do esforço aplicado. O gráfico de Gantt permite através de um acompanhamento visual, que se verifique aquilo que deveria ser produzido e o que foi produzido numa jornada de trabalho e o resultado acumulado com as outras jornadas, utilizando-se de barras horizontais que refletem o desempenho e possibilita a percepção contínua das três situações: quantidade programada, quantidade realizada e somatório das realizações. O gráfico pode ser planejado para dias, semanas, quinzenas, meses etc. A coluna vertical do gráfico destina-se a colocação dos nomes dos funcionários, agentes executores, equipe de trabalho ou programas e a coluna horizontal é dividida entre os períodos que se pretende alcançar.
O Gráfico de Gantt, ou Diagrama de Gantt, é uma ferramenta que permite a visualização do progresso de projetos. É uma ferramenta de acompanhamento, bastante visual e tem como objetivo deixar a informação o mais transparente possível. Para que serve o Gráfico de Gantt?
A função do Gráfico de Gantt é de uma forma genérica, permitir o acompanhamento da realização de tarefas e atividades que compõem um projeto de objetivo maior.
Dessa forma, a utilização da ferramenta permite que todos os interessados possam verificar o andamento das atividades. É muito útil para o gerenciamento de projetos onde existem muitos envolvidos.
O gráfico de Gantt tem por finalidade demonstrar o início e fim de etapas de um projeto, e também permite representar o grau de adiantamento ou atraso com respeito ao prazo previsto, o que facilita o acompanhamento de cada atividade em todo momento. Com esse modelo é possível destacar o responsável de cada tarefa, datas de início e conclusão e as tarefas associadas.
Em