Graduação em Gestão Financeira
Sistema de Informação e Processos de Negócios
Professor Alexandre Rodrigues Neto
Porto Alegre, 24 de junho de 2013.
Acadêmico Samuel Santos
Respostas das Questões do Estudo de Caso “O Uso ético do comércio eletrônico”, do Autor Emerson O. Batista.
1. Na definição do código de ética para o comércio, por que há a necessidade do emprego da tecnologia de criptografia e emissão de certificados digitais? O intuito da criptografia de dados é codificá-los para transações cautelosas, logo a preocupação de estabelecer metodologias seguras de desenvolvimento de transações eletrônicas, por meio de implementações computacionais, visa permitir o tráfego de dados com segurança. Dados esses que vão desde informações financeiras, no caso de transações bancárias, com também informações pessoais, como nome, endereço, número de telefone, etc.
2. Por que o Spam é considerado um meio antiético? Porque principalmente ele não é solicitado. Portanto muitos Spams sequer atendem as necessidades básicas de consumo, ou intenção de consumo, dos compradores. O Spam é disparado sem a menor segmentação de mercado. Não é feito um estudo das informações contidas no CRM (se houver) para saber se aquele cliente pertence a determinado nicho econômico. Muitos Spams vinculam links no corpo do texto que levam a obtenção de dados pessoais por parte dos interessados. Também alguns se utilizam de publicidades falsas, ilusórias, trazendo consigo mensagens hostis ou coercivas.
3. As questões éticas devem ser de responsabilidade das pessoas ou das empresas? Por quê? Questões éticas no e-commerce são de responsabilidade tanto das pessoas, quanto das empresas. Ora, quando se educa a si mesmo acerca do desenvolvimento pessoal, habilidades relacionadas e como aplicar essas habilidades com a comunidade online, torna-se mais fácil a interação dos agentes econômicos pela internet. Da mesma forma, a empresa deve ter para com a comunidade