GOVERNANÇA COORPORATIVA - MBA ESTACIO DE SA

1183 palavras 5 páginas
Universidade Estácio de Sá
MBA – Administração Estratégica

Governança Corporativa e Excelência Empresarial

Dissertação apresentada sobre o tema 1 proposto como trabalho de conclusão da matéria
Governança Corporativa e Excelência Empresarial. Prof. José Manuel Bernar Borges Lourenço

Belo Horizonte
Agosto de 2013

1. Introdução

Em 2007 começou a ser observado uma mudança negativa no mercado e em 2008 o mundo foi surpreendido com a declaração que estávamos enfrentando uma crise financeira, nomeada como subprime.
Essa crise desencadeou nos EUA, onde financeiras americanas apostaram em financiamentos e linhas de crédito em cliente que não possuíam bom histórico de pagamento. Essas cliente colocaram suas casas como garantia de pagamento, porém o mercado imobiliário entrou em crise, reduzindo muito valor dos imóveis, e com isto as garantias de empréstimos perderam valor.
Com este cenário, os bancos dificultaram novos empréstimos e esta ação reduziu o número de compradores, o que agravou ainda mais a crise.
Os bancos venderam estes empréstimos hipotecários a outras instituições, como uma maneira de amenizar suas perdas e as instituições que compraram não conseguiram receber seus valores.
No 4º trimestre de 2008, os maiores bancos dos EUA, anunciaram seus prejuízos que giraram em torno de US$ 10 bilhões, entre eles estão o Citigroup e o Merril Lynch.
E foi neste momento, que a globalização teve seu papel negativo. Como os EUA são uma potência mundial, esta crise afetou todo mercado global. As bolsas mundiais em apenas 3 meses sofreram perdas consideráveis trazendo impactos não somente financeiros, mas também sociais.

2. Administração na Crise
A crise iniciada no mercado imobiliário americano e agravada pelo mercado de derivativos conseguiu atingir praticamente todas as economias do mundo e este desastre foi potencializado por vários erros de regulamentação do governo e má administração das empresas.
A falta de

Relacionados