Gota d'água
José Ideraldo Soares Pinto
Leidinelma Brito Silva
Noeme Soares Amaral
Rosenalva Macedo Nogueira
Projeto de Ensino: Sequência Didática em língua Portuguesa
O Índio: História e Arte de vida
Breves – Pará
2013
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE – PARFOR
FACULDADE DE LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
Projeto de Ensino: Sequência Didática em língua Portuguesa
O Índio: História e Arte de vida
Resenha como requisito parcial de avaliação na disciplina Estágio Supervisionado I – UFPA/PARFOR – Letras 2010. Orientação: Profª Mcs. Mariza Guedes.
Breves – Pará
2013
1. Apresentação
A inclusão de histórias em quadrinhos na sala de aula terá que ser bem vista pelos professores de Língua Portuguesa, pois é uma atividade recebida com entusiasmo e aumenta a motivação dos estudantes para o conteúdo das aulas, devido a forte identificação destes com essa forma de linguagem que usa desenhos para narrar episódios isolados, até uma história inteira, criada por uma sucessão de quadros que compõem uma sequencia gráfica, por isso ficaram conhecidos como “arte sequencial”.
O trabalho com quadrinhos em sala de aula torna-se dinâmico, no que se refere à aula de gramática, pois geralmente trazem em sua estrutura sintática figuras de linguagens, com maior destaque para as onomatopeias e interjeições - palavras e expressões que traduzem emoções, sentimentos sensações, estados emocionais, etc. de seus personagens.
Além das interjeições que são acompanhadas por pontos de exclamação e interrogação como parte da aula de gramática, a leitura e a interpretação da tirinha dá a possibilidade ao professor de trabalhar com os quadrinhos e obter resultados satisfatórios em suas aulas.
Tema: Índio.
Público alvo: Discentes do 5º Ano do Ensino Fundamental.
Duração: 24 aulas (4 horas aula).
Local: Escola de Ensino Fundamental Prof.ª Perúcia Castro.