Gnu- tecnologia que é usada no sistema operacional linux
“Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". A distribuição Ubuntu traz o espírito desta palavra para o mundo do software livre.” (http://www.ubuntu-br.org/ubuntu)
Linux é um sistema operacional, ou seja, um programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware e software. O conjunto de um Kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional. O Kernel é o coração do Linux. Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de Kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM. Muitos conhecem e divulgam o sistema operacional como Linux, porém o termo correto é GNU/Linux. Em palavras simplificadas, Linux é apenas o Kernel do sistema operacional, ele depende de uma série de ferramentas para funcionar, a começar pelo programa usado para compilar seu código-fonte. Essas ferramentas são providas pelo projeto GNU, criado por Richard Stallman.
O sistema Linux tem sua origem no Unix, um sistema operacional multitarefa e multiusuário que tem a vantagem de rodar em uma grande variedade de computadores.
O Linux surgiu em 1991, quando um programador finlandês de 21 anos, Linus Benedict Torvalds, enviou a seguinte mensagem para uma lista de discussão na Internet: "Olá para todos que estão usando Minix. Estou fazendo um sistema operacional free (como passatempo) para 386, 486, AT e clones". Minix era um limitado sistema operacional baseado em Unix que rodava em microcomputadores maquiavélicos como o AT. Linus pretendia desenvolver uma versão melhorada do Minix e mal sabia que seu suposto "passatempo" acabaria num sistema engenhosamente magnífico. Muitos acadêmicos conceituados