Glossário Piaget
2. Adaptação: movimento de equilíbrio continuo entre a assimilação e a acomodação. O indivíduo modifica o meio e é também modificado por ele.
3. Ambientalismo: é um movimento que acredita nas experiências como únicas formadoras de ideias.
4. Animismo: ato de dar vida a objetos, concepção de objetos inanimados com a vida ou intencionalidade. Por exemplo: quando a criança diz que “o carro do papai foi dormir na garagem”.
5. Anomia: ausência de regras. Por exemplo, um bebê que chora até que seja alimentado. Ou seja, a moral não se coloca, com as normas de condutas sendo determinadas pelas necessidades básicas.
6. Artificialismo: é a tendência a atribuir uma origem artesanal humana a todas as coisas
7. Assimilação: é o processo pelo qual o individuo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
8. Associacionismo: é resultante de um processo de associações de ideias, das mais simples às mais complexas, resultando assim nas diversas ações humanas.
9. Autonomia: último estágio do desenvolvimento da moral em que há a legitimação das regras e a criança pensa a moral pela reciprocidade sendo cada um deles consegue conceber a si próprio como possível legislador em regime de cooperação entre todos os membros do grupo.
10. Conhecimento físico: refere-se ao conhecimento dos objetos observáveis na realidade externa.
11. Conhecimento lógico: todo raciocínio que possuímos desde o nascimento, e baseado nas reações naturais do ser humano, ditados pelo instinto de sobrevivência.
12. Conhecimento social: é construído pela criança a parti de suas interações com outras pessoas.
13. Constância perceptiva: a criança acredita no que vê. Por exemplo: boi - pequeno, formiga - grande.
14. Construtivismo: é o desenvolvimento da inteligência, como se fosse uma construção realizada pelo indivíduo,