Glossário ambiental
1-Abiótico: é o componente não vivo do meio ambiente. Inclui as condições físicas e químicas do meio.
2- Aeróbico:ser ou organismo que vive, cresce ou metaboliza apenas em presença do oxigênio.
3- Antrópico:resultado das atividades humanas no meio ambiente.
4- Área de Proteção Ambiental (APA): categoria de unidade de conservação cujo objetivo é conservar a diversidade de ambientes, de espécies, de processos naturais e do patrimônio natural, visando a melhoria da qualidade de vida, através da manutenção das atividades sócio-econômicas da região.
5- Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE): é declarada por ato do Poder Público e possui características extraordinárias ou abriga exemplares raros da biota regional, com, preferencialmente, superfície inferior a cinco mil hectares.
6- Arrasto: atividade de pesca em que a rede é lançada e o barco permanece em movimento. É uma prática considerada predatória quando a malha das redes é pequena, fora dos padrões fixados pelo IBAMA, pois nestes casos há captura de peixes e outros organismos aquáticos jovens.
7- Assoreamento: processo em que lagos, rios, baías e estuários vão sendo aterrados pelos solos e outros sedimentos neles depositados pelas águas das enxurradas, ou por outros processos.
8- Aterro controlado: aterro para lixo residencial urbano, onde os resíduos são depositados recebendo depois uma camada de terra por cima.
9- Aterro sanitário: aterro para lixo residencial urbano com pré-requisitos de ordem sanitária e ambiental.
10- Banco de germoplasma: Expressão genética para designar uma área de preservação biológica com grande variabilidade genética. 11- Biocenose: conjunto equilibrado de animais e de plantas de uma comunidade.
12- Biodegradável: substância que se decompõe pela ação de seres vivos.
13- Biodiversidade: representa a variedade de seres vivos em determinado ambiente. 14- Biogás: mistura de gases cuja composição depende da forma como foi obtida. De modo geral