glossario GSC
Curso: Administração- CECIESA Gestão
Acadêmico: Fabrício Beirão
Professora: JEAN CARLOS REISDORFER
Disciplina: Gestão de Serviços Compartilhados
GLOSSÁRIO
Itajaí 17 de junho de 2013
Glossário
Acordo de nível de serviços (ANS): É um acordo solene firmado entre a área prestadora de serviço e seu cliente interno, que descreve o serviço, suas metas de nível de serviço, além dos papéis e responsabilidades das partes envolvidas no acordo.
Atitude: Atitude é um impulso que nos leva a tomar uma decisão em momentos inesperados.
Autoridade: Capacidade ou poder de alguém para tomar decisões e agir para implementa-las pelas normas oficiais da empresa, do Estado ou do sistema social, e aceito como legitimo pelos que participam da sociedade.”
Centralização: Sistemática e consistente reserva de autoridade em pontos superiores da organização. A centralização significa que a maioria das decisões relativas ao trabalho que está sendo executado, não é tomada por aqueles que executam ou supervisionam diretamente o trabalho, mas em um ponto mais alto na organização, geralmente por um numero pequeno de administradores. Como disse Fayol: tudo o que contribui para aumentar a importância do papel do subordinado é descentralização; tudo que contribui para reduzi-lo é centralização, contrario sensu, podemos dizer que descentralização significa que a maioria das decisões relativas ao trabalho que está sendo executado é tomada pelos que executam ou com sua participação. Existem vantagens e desvantagens na centralização; é importante manter certo equilíbrio. Nem centralização nem descentralização devem ser levadas as ultimas consequências. O grau ideal de descentralização ou centralização é especifico para cada organização.
Centro de Serviços Compartilhados (CSC): É um modelo de organização de processos operacionais pelo qual uma área da empresa presta serviços, a partir de um mesmo ponto de