globulos
BIOLOGIA
NOME: Felipe André Foltz
TURMA: 113
PROFESSOR: Claudir Cardozo
ANO: 1°
MECANISMO DOS GLOBULOS BRANCOS NA DEFESA DO ORGANISMO/
O QUE OCORRE SE ELES FALHAREM OU FALTAREM
CARAZINHO, AGOSTO DE 2013
MECANISMO DOS GLOBULOS BRANCOS NA DEFESA DO ORGANISMO
Qualquer lesão, incluindo uma invasão de bactérias, causa inflamação. A inflamação serve, parcialmente, para encaminhar certos mecanismos de defesa até ao ponto onde se localiza a lesão ou a infecção. Com a inflamação, aumenta o débito sanguíneo e os glóbulos brancos podem atravessar a parede dos vasos sanguíneos e dirigir-se à zona inflamada com maior facilidade. O número de glóbulos brancos na corrente sanguínea também aumenta, já que a medula óssea liberta uma grande quantidade desses glóbulos que tinha armazenada e, de imediato, começa a produzir mais.
A primeira variedade de glóbulos brancos que entra em cena são os neutrófilos, que começam a ingerir os microrganismos invasores e tentam conter a infecção num espaço reduzido. Se a infecção continuar, os monócitos, outra classe de glóbulos brancos com uma capacidade ainda maior para ingerir microrganismos, chegarão em quantidades cada vez maiores.
O QUE OCORRE SE ELES FALHAREM OU FALTAREM
Existem vários tipos de glóbulos brancos cada qual com sua função, de proteger o organismo de bactérias ou outros vírus causadores de doenças que podem entrar em nosso corpo. Se algum desses falharem ou faltarem pode ocorrer sérios problemas como doenças e infecções em todo o organismo humano. Os problemas então podem ser:
Neutropenia: A neutropenia é a quantidade anormalmente baixa de neutrófilos no sangue. Os neutrófilos representam o principal sistema de defesa celular do organismo contra bactérias e fungos. Eles também auxiliam na cicatrização de feridas e na ingestão de corpos estranhos, como fragmentos ósseos.
Linfocitopenia: A linfocitopenia é a contagem baixa