Globalização e espaço geográfico
Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de A. Maia - CAMEAM.
Curso de Geografia – CGE. Período – 7.º
Disciplina – Geografia Regional do Mundo
Prof.º José Erimar.
Dissertação
Keliane Queiroz de Lima
Pau dos Ferros – RN
2010
SENE, E. de. Globalização e espaço geográfico. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
A eclosão da chamada globalização, processo que implica numa mundialização do espaço geográfico tendo como uma de suas características principais a formação de um meio técnico – científico – informacional, além da emergência de um novo padrão de organização da produção pautada numa especialização e internacionalização, correspondente a nova fase de expansão do capitalismo a partir da segunda metade do século XX, gerou impactos na economia, política, na cultura e no espaço geográfico.
O mundo capitalista pós-guerra passou por um rápido crescimento científico e tecnológico, dando origem ao que alguns autores denominam de Terceira Revolução Industrial, período caracterizado pela integração cada vez maior entre produção e ciência, o que tornou a economia mundial mais dinâmica e competitiva e ainda mais interligada. Os avanços tecnológicos melhoram a cada dia os serviços de transporte e comunicação, tornando-os mais eficientes e encurtando as distâncias, favorecendo a instantaneidade da informação globalizada, aproximando os lugares e tornando possível uma tomada de conhecimento imediata de acontecimentos simultâneos em escala mundial.
No contexto das modificações ocorridas com o advento da globalização o espaço geográfico passa a ser cada vez mais modificado assumindo novas funções comandadas pelo capital à medida que este sempre procura mecanismos para alterar os espaços em busca de maiores ganhos. O espaço é também marcado pela fluidez onde a transformação, produção, reconstrução, a circulação dos objetos, informações e pessoas