Globalização no Brasil
Introdução
O texto apresentado a seguir explica de forma simples e resumida como o Brasil, sendo um país subdesenvolvido, lida com as constantes transformações trazidas pela globalização. Em fase de desenvolvimento, e sendo um país de contrastes em vários sentidos, o Brasil ainda encontra-se com grandes dificuldades no seu crescimento.
Globalização
É difícil conceituar o que é globalização. A globalização trás idéias liberais de interligação entre os países, permitindo um acesso melhor dos estrangeiros ao país e também as suas informações, trazendo com isso um crescimento das trocas internacionais de mercadorias, intensificando os movimentos de capitais, aumento da circulação de pessoas, do conhecimento e da informação.
A globalização não é algo que está pronto e acabado, mas um processo que depende de uma série de fenômenos que poderão produzir os mais diversos efeitos sobre a sociedade em transformação.
O processo de globalização ou de integração de econômica mundial vem de dois grandes fatores. O primeiro deles diz respeito ao fim da guerra fria, este que gerou o fim do mundo bipolar inaugurado após a 2ª guerra mundial. O segundo acontecimento foi à exaustão do modelo de crescimento industrial que prevaleceu no pós-guerra, baseado na produção de bens de consumo duráveis, fazendo com que se fizesse necessário a mudança de paradigmas tecnológico e de gestão empresarial visando a elevação de produtividade e margem de lucros, promovendo a integração das economias dos países desenvolvidos com a dos países em desenvolvimento.
No Brasil a globalização teve inicio na década de 1990 no governo de Fernando Collor de Mello, ao passar por problemas políticos e econômicos começou a ter idéias mais liberais: aumentou o processo de exportação e importação de produtos, tudo com o objetivo de alcançar maior capital internacional como uma forma de ajudar o crescimento do pai, permitindo a entrada de