Globalização como fabula
Fabula – parece que vivemos em mundo informatizado tecnológico, onde há pessoas que não tem esse acesso e nem são alfabetizados. A mídia, mito moda mentirosa. Enquanto têm pessoas que tem todas essas condições há pessoas que não tem.
Perversidade – enquanto uns tem acesso a tudo outros não tem acesso há nada. As diferenças aumentaram, ele não depende que seja igualitária, mas depende que seja menos desigual.
Possibilidade – seja justo de outra forma diferença menor entre os grupos. As tecnologias pudessem diminuir a desigualdade como educação, medicina.
Cultura – é tudo que é produzido pelo individuo seja ela material ou simbólica costumes, musicas etc.
Contracultura – são ramificações da cultura de uma sociedade; classe média e classe operária.
Subcultura – possuem seus padrões de conduta contraditórios em relação aos aceitos pela sociedade; Punks, Sinead, Gangster etc.
Determinismo – é o que já esta determinada. Ex; Filho de peixe peixinho é,.
Biológico – é achar que as pessoas são do jeito que os pais são.
Geográfico – é de acordo o lugar que a pessoa nasce. Não é o lugar e nem o DNA e sim a cultura em que vive e que influencia no comportamento das pessoas.
As três variáveis; Tecnologia, Preceitos, Sentimentos.
T; mão – de- obra, dinheiro, conhecimento, designa os resultados obtidos (bens e serviços prestados).
P; regulamento, estrutura, crenças, valores designa normas de procedimento de organização e de relacionamento; posições ocupadas.
S; insatisfação, raiva, medo, simpatia, designa execução de atividades causadora de satisfação, alienação etc. Obediência a normas de organização que determina posições hierarquia e consequentemente medo, inveja e raiva. Relacionamentos sociais geradoras de simpatia, admiração e desprezo etc.
Conteúdo; tanto no seminário quanto no quartel as normas são rígidas, a produção de bens e serviços irrelevantes e há restrição na expressão de sentimentos que não os