GLOBALIZAC A O
Conceito de globalização
História
Impacto
Qualidade de vida
Efeitos na indústria e serviços
Consequências
Antiglobalização
Conclusão
Bibliografia
Introdução No âmbito da disciplina de Área de Integração com a professora Alexandra Santos foi podido aos devidos grupos que elaborassem um trabalho escrito relativamente ao Tema 3 do 1 módulo “Cultura Global ou Globalização de Culturas”. Com este trabalho, procuramos saber mais sobre como as culturas se foram expandindo e como se deu a globalização em todos os aspectos.
Conceito de Globalização
Globalização corresponde a uma dependência de relações e das interdependências que se estabelecem a nível mundial e a todos os níveis (económico, social, cultural, etc.) Estes resultaram do grande desenvolvimento, nomeadamente no ramo dos transportes e comunicações. Os seus efeitos tendem a sentir-se também ao nível da nossa vida quotidiana.
História
1ª Fase: Comercio Triangular
Entre 1450-1850 o mundo assistiu a uma aliança económica e comercial entre três continentes: Europa, África e América. Esta aliança revelou-se bastante útil para resolver os desequilíbrios comerciais, pois cada continente enviava produtos e matérias primas, que não precisava, para outros que necessitassem destes. O Velho Continente enviava via marítima para África produtos manufacturados, têxteis e rum. Este ultimo por sua vez exportava escravos para a América que por sua vez exportava açúcar, algodão e tabaco para a Europa. Esta relação foi a primeira fase da globalização.
Com o Comercio Triangular surgiria (para proteger a Europa numa fase de grande escassez de metais preciosos) uma nova doutrina económica: o mercantilismo, um novo plano económico com um aroma capitalista.
O Mercantilismo caracterizou-se por uma forte intervenção do estado na economia, este controlava as importações e o comercio com as colónias
Numa época em que a riqueza e poder de um reino eram avaliados pela quantidade de