Glandula tireoide
Glândula Tireóide
A tiroide ou tireoide ( termo derivado da palavra grega “ escudo ”, devido ao seu formado) é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo tem cor vermelha escura, e é constituída por dois lobos localizados no pescoço ( em frente a tranqueia ) e produz hormônios, principalmente tiroxina ( T 4 ) e triiodotironina ( T 3 ), que regulam a taxa de metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T 3 quanto do T 4. A tireoide também produz o hormônio calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio. O Hipertiroidismo ( tireoide muito ativa ) e hipotireoidismo ( tireoide pouco ativa ) são os problemas mais comuns da glândula tireoide.
A tireoide é uma glândula, com 15-30 g, localizada no pescoço anterior ao nível das vértebras C 5 até a T 1, em frente à traqueia, e é imediatamente inferior à laringe ( e à proeminência da cartilagem tireoide ). Ela esta recoberta por músculos do pescoço e pelas suas faciais.
A tireoide é um órgão muito vascularizado, rica em capilares sanguíneos e linfáticos. O seu suprimento sanguíneo é das artérias tireoides superiores ( ramos das artérias carótidas externas ) e artérias tireoideas inferiores ( ramo das artérias subclávias ).
a principal função da glândula tireoide é a produção de hormônios tireoidianos, T3 e o T4. A produção destes hormônios é feito após estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSH ( thyroid stimulating hormone ) no receptor membranar do TSH, existente em cada célula folicular. As células intersticiais, células e produzem calcitonina, um hormônio que leva à diminuição da concentração de cálcio no sangue ( estimulando a formação óssea ).
A tireoide é a única glândula endócrina que armazena o seu produto de excreção. As células foliculares sintetizam a partir de aminoácidos e Iodo ( este é convertido a partir do íon iodeto presente no sangue que armazenam ativamente