Gladulas mamarias
Glândulas Mamárias
A primeira indicação de uma glândula mamaria é encontrada sob a forma de um espessamento em faixa da epiderme que é a linha mamária ou a crista mamária. Essa linha se estende de cada lado do corpo da base do membro anterior à região do membro posterior em um embrião de sete semanas, salientando-se de que essa linha desaparece com o tempo, mas pequena parte dela persiste na região torácica e penetra no mesênquima subjacente.
A partir daí ela forma 16 a 24 brotos que dão origem por sua vez a pequenos botões sólidos. Ao fim da vi da pré-natal, os brotos epiteliais formam os ductos lactíferos e os botões formam pequenos ductos e alvéolos da glândula. Inicialmente, os ductos lactíferos desembocam numa pequena fossa epitelial, logo depois do nascimento essa fossa é transformada no mamilo pela proliferação do mesênquima subjacente.
Situam-se sobre os músculos peitorais, estando fixadas a esses músculos por ligamentos do tecido conectivo (ligamentos suspensores da mama ou de Cooper).O tamanho das mamas é determinado mais pela quantidade de gordura em torno do tecido glandular (secretor de leite) do que pela própria quantidade de tecido glandular. Assim o tamanho da mama pouco tem a ver com sua capacidade de secretar quantidades adequadas de leite, depois do nascimento do bebê.
Cada mama consiste de 15 a 20 divisões ou lobos, que estão dispostos radialmente. Cada lobo consiste de células glandulares secretoras de leite. Estas células estão dispostas em aglomerados parecidos com cachos de uvas, chamados alvéolos. Pequenos ductos lactíferos drenam os alvéolos e convergem para a papila mamária ou mamilo, como os aros de uma roda de carroça. Apenas um ducto lactífero conduz de cada lobo até a abertura no mamilo. A área amarronzada em torno do mamilo é a aréola.
SISTEMA ENDÓCRINO
1-CONSIDERAÇÕES GERAIS
Este sistema é