Girassóis giram com o sol
Os girassóis são plantas com origens na América do Norte e Central e com grande potencial econômico. De sua semente retira-se o óleo de girassol que é comestível e ajuda no combate ao colesterol mantendo as artérias desobstruídas. Além disso, a semente também é utilizada na alimentação de pássaros em cativeiro. Por não exigir muitos cuidados, o girassol se tornou uma alternativa rentável para produção de biodiesel. Com um teor de óleo que pode oscilar entre 38 e 48%, dependendo do solo, do clima e do tipo de adubação usada, rende cerca de 600 quilos de óleo por hectare, contra 450 quilos, em média, obtidos com a soja. A cultura do girassol também é pouco exigente com calor, desenvolvendo em temperaturas extensas. Uma característica importante do girassol é o heliotropismo, movimento em direção em sol, de extrema importância para o crescimento da planta.
Objetivos
O objetivo deste trabalho foi testar a seguinte hipótese: o girassol acompanha o sol para absorver calor.
Materiais e métodos
Os experimentos foram realizados utilizando girassóis Helialthus annus.
Para testar a hipótese de que o movimento dos girassóis é influenciado pelo calor, foram utilizadas caixas de papelão com pequenos furos para a entrada de ar e um furo maior para acoplar um bocal para a lâmpada. Na primeira caixa foi anexada uma lâmpada fluorescente (luz fria) de 60 watts de potência, e um girassol virado na direção contrária a da lâmpada, que foi ligada e assim permaneceu durante duas horas. Dois girassóis foram submetidos a esse experimento.
Em outra caixa, foi anexada uma lâmpada incandescente (luz quente), também de 60 watts de potência, e da mesma forma o sistema foi fechado e isolado de outras fontes de calor, colocando o girassol na direção contrária a da lâmpada. Ligou-se a lâmpada que permaneceu ligada por duas horas. Dois girassóis foram submetidos a esse experimento.
Resultados
Os resultados obtidos mostraram que as quatro amostras de girassol responderam aos