GIOVANI SARTORI

538 palavras 3 páginas
TRABALHO INTERDISCIPLINAR - UTA ESTUDOS TEÓRICOS

Aluno:
GVL
Curso: Relações Internacionais

Referência Bibliográfica:
SARTORI, GIOVANNI. 1924 - A política: lógica e método nas ciências sociais. Trad. de Sérgio Bath – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2º ed. 1997 p. 35-43.

Referências sobre o Autor:
Giovanni Sartori (13 de maio de 1924) é um cientista político com especialização no estudo da política comparada. Sua obra com mais destaque é a Teoria da democracia.
Em 1946 se licenciou em Ciências Sociais na Universidade de Florença, enquanto docente de Filosofia Moderna, Lógica e Doutrina de Estado impulsionou a criação da primeira Faculdade de Ciências Políticas na Itália, a Cesare Alfieri. Em 1971 fundou a Revista Italiana di Scienza Politica.
Demonstrou grande empenho em diversos vetores da teoria democrática, sendo em sistemas partidários ou na fomentação da engenharia constitucional. Um dos princípios basilares de Sartori nos traz que os sistemas partidários não deveriam ser classificados em função de um critério exclusivamente numérico, porém, diante de sua estrutura interna, aplicando o conceito de partido relevante.
A ciência política é uma ciência empírica, portanto têm como base a experiência e a observação. Para estudar as características de comportamento peculiar de um indivíduo ou grupo, é necessário operar nessa realidade com um conhecimento aplicável.
Para um projeto ser aplicável, ele precisa funcionar na prática e quem o projeta não pode se deixar levar pela ânsia de fazer, e fazer logo, nem pelo uso da força bruta ou a polêmica contra a aparente esterilidade do saber especulativo.
A política deduzida da filosofia é o produto de um saber especulativo, e um exemplo disto é o Marxismo. Onde Karl Marx se declara um filósofo revolucionário, com interesse de transformar o mundo e não apenas compreende-lo, que reconhece o Estado como uma problemática prática da política, julgando-o dispensável, desnecessário e supérfluo,

Relacionados

  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas