areas minimas
Texto de Renato Saboya (com adaptações)
Arquiteto e Urbanista, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e do
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PosArq - UFSC.
1. Taxa de Ocupação (TO)
A TO é a relação percentual entre a projeção da edificação e a área do terreno. Ou seja, ela representa a porcentagem do terreno sobre o qual há edificação. Figura 1 - A TO mede apenas a projeção da edificação sobre o terreno.
Por isso, a TO não está diretamente ligada ao número de pavimentos da edificação. Na realidade, se os pavimentos superiores estiverem contidos dentro dos limites do pavimento térreo, o número de pavimentos não fará diferença nenhuma na
TO. Se, ao contrário, um ou mais pavimentos tiverem elementos que se projetam para fora, então a TO será alterada, conforme pode ser visto na Figura 2.
www.construir.arq.br
1
Figura 2 - A TO apenas muda com o número de pavimentos se houver elementos que se projetam para além dos limites do pavimento térreo.
Como padrão de referência, a Figura 3 apresenta uma ideia do que representam taxas de ocupação diferentes.
Figura 3 - Parâmetros de referência para a TO
2. Coeficiente de Aproveitamento (CA)
O Coeficiente de Aproveitamento é um número que, multiplicado pela área do lote, indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos.
A Figura 4 apresenta duas possibilidades de edificação em um lote de 24 x
30m, com CA=2. A primeira, que utiliza TO=50%, permite apenas 4 pavimentos. A segunda distribui a área edificada em 8 pavimentos, cada um com TO de 25%.
www.construir.arq.br
2
Figura 4 - Variações do número de pavimentos e da TO, mantendo o mesmo CA.
Dessa forma, o autor do projeto arquitetônico pode ir testando as possibilidades de edificação resultantes das diversas combinações de Taxa de
Ocupação e Coeficiente de