Giordano Bruno
Nº
Série
Ensino
Turma
NOTA
2a
Médio
Disciplina
Professor
Natureza
Código / Tipo
Trimestre / Ano
Data
Química 2
Regina
Apostila 2
Ap/I
Tema
Valor da avaliação
Química Orgânica - Nomenclatura de alcanos
----------
Introdução
Sabemos que a química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos de carbonos. O elemento carbono tem a propriedade de se ligar a outros carbonos formando o que se chama de cadeia carbônica. Convém não esquecermos dos elementos que mais comumente se encontram ligados ao carbono. Lembre-se de que eles, ao se ligar ao carbono, devem fazer o número de ligações covalentes que lhes é permitido. O conhecimento da tabela abaixo é de grande utilidade.
Elemento
No de ligações
Elemento
No de ligações
F
1
S
2
O
2
I
1
N
3
C
4
Cl
1
P
3
Br
1
H
1
Antigamente, com a ciência da química ainda nova, era possível inventar nomes para as substâncias que variavam de país para país e que refletiam certas características como, por exemplo, a cal viva (óxido de cálcio) e cal apagada ou extinta (hidróxido de cálcio). Hoje em dia, com tantas substâncias conhecidas (milhões), já não é possível memorizar todos os nomes. Foi da necessidade de se uniformizar as nomenclaturas que foi criada a :
IUPAC = International Union of Pure and Applied Chemistry
A União Internacional de Química Pura e Aplicada é uma organização não governamental (ONG) internacional dedicada ao avanço da Química e foi criada em março de 1919, em Genebra. Tem como membros as sociedades nacionais de química. É a autoridade reconhecida no desenvolvimento de padrões para a denominação dos compostos químicos, mediante o seu Comité Interdivisional de Nomenclatura e Símbolos (Interdivisional Committee on Nomenclature and Symbols). É um membro do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU). Iremos estudar, mais profundamente, as três classes de compostos abaixo:
Hidrocarbonetos
São compostos em que