Ginásio poliesportivo mar del plata
Arq. Alberto Tonconogy Arq.
Local - Mar del Plata – Argentina Em 1995 a Argentina preparou-se para ser a sede dos Jogos Pan-americanos. Com um tempo curto e verbas limitadas fora delegada para os mais importantes escritórios de arquitetura argentinos o projeto de construção das instalações desportivas para o evento. O Clima em Mar del Plata
O clima de Mar del Plata é oceânico (classificado como CFB na Classificação climática de Köppen). As precipitações não variam muito ao decorrer do ano, entretanto a média de chuva no verão é um pouco maior do que no inverno.
O verão possui muitos dias ensolarados e secos, gerando grande variação de temperatura ao longo do dia. As chuvas são causadas pelas frentes frias. É uma estação de extremos, a temperatura pode atingir valores perto dos 40 °C nos dias mais quentes e valores próximos a 5 °C nos dias mais frios, com máximas de 14 °C.
No inverno a temperatura não muda tão bruscamente como no verão, pois a cidade é influenciada por massas de ar polar em quase toda a estação. Apesar de chover um pouco menos do que no verão, a temperatura diária varia menos, devido à muitos dias nublados e com umidade alta. Neve não é um fenômeno raro, mas não ocorre todos os anos, geralmente de 3 a 5 anos por década é registrado alguma precipitação de neve. As nevadas mais fortes na cidade nos últimos 40 anos foram as de 1975 e 1991.
Edifício
O edifício de 13 mil m² fora projetado para atender 8 mil espectadores e conta com 3 quadras de basquete e adaptado para receber recitais, shows e peças teatrais.
Fora intenção dos arquitetos em criar corredores de acessos e entradas de ar. Em forma octogonal e com paredes elípticas possuem circulação da maior parte do fluxo e pessoas e de ar nas bordas da edificação.
Também possui uma clarabóia que percorre toda a extensão e permite a propagação da luz por difusão. Quanto a cobertura obseva-se a dois planos no