Gimnospermas e Angiospermas
Introdução
O presente trabalho irá falar de dois grandes grupos de plantas-
Gimnospermas e Angiospermas, tradicionalmente considerados filos (ou divisões).
-Gimnospermas-Coniferophyta,Cycadophyta,Ginkgophyta, Gnetophyta.
-Angiospermas-Magnoliophyta
Recentes estudos com seqüências de genes sugerem que uma série de reajustes é necessária, mas a situação destes grandes grupos ainda éconfusa. Optamos, portanto, por utilizar as divisões mais antigas, por serem mais convenientes e bem conhecidas, até que haja um consenso sobre os nomes e níveis dos grupos superiores de plantas terrestres.
Entre estas plantas, as Angiospermas são as mais numerosas, mais conhecidas economicamente mais importantes. São as plantas que dominam praticamente todos os ecossistemas terrestres e, com rarasexceções, formam a maior parte da biomassa destes sistemas. Também este grupo reúne o maior número de especialistas em taxonomia, ecologia e fisiologia. O outro é bem menor, menos abundante egeralmente economicamente menos importante, embora as Gimnospermas sejam de grande valor como fonte de madeira.
Fanerógamas: Gimnospermas e Angiospermas
Fanerógamas são as plantas que produzem sementes, flores e frutos, onde os óvulos e o pólen são os gametas feminino e masculino, ou seja, as estruturas para reprodução são claramente visíveis.
A Fanerógama possui duas divisões: Gimnospermas e Angiospermas
Gimnospermas
As Gimnospermas são plantas vasculares que produzem flores e sementes, mas são sementes nuas, ou seja, não são envolvidas pelo ovário desenvolvido, que são os frutos. São inseridas em escamas, que formam uma estrutura cônica. Nas Gimnospermas há a independência da água para a reprodução, portanto a reprodução é por sifonogamia, ou seja, existe a presença de um tubo polínico, que carrega o gameta até a oosfera. São árvores e arbustos de diversos tamanhos, com raiz, caule, folhas e sementes, e alguns tipos,